Agrowet é uma das 15 startups selecionadas para 3ª Etapa do FIEMGLAB

O resultado foi anunciado na última terça-feira 07 de novembro 2017 na sede da FIEMG em Belo Horizonte-MG.

Os critérios para a escolha foram os de maturidade e desenvolvimento do negócio.

Conheça agora as startups que tiveram destaque:

3D Virtual Care

Plataforma de realidade virtual para reabilitação humana que conecta terapeuta e paciente.

AGROWET

Sistema de controle de irrigação remoto.

AS31

Selo para monitoramento de alimentos que garante segurança alimentar.

Biomimetic Solutions

Fabricação de órgãos e tecidos humanos em 3D.

eBidOne

Plataforma de gestão orçamentária voltada para a indústria.

HOLOBOX

Projetor de hologramas.

indWise

Software para gestão da produtividade nas indústrias.

Kcollector

Solução que transforma o celular em um coletor de dados.

Kriativar Educação Tecnológica

Plataforma digital para que alunos desenvolvam habilidades de escrita e desenho, e compartilhem as atividades com educadores, pais e responsáveis.

Logmax Inteligência Logística

Software para integração e compartilhamento entre cliente e ferrovia.

NextAgro

Sistema de controle de pivô de irrigação.

Psicologia Viva

Marketplace que conecta psicólogos à pacientes para atendimentos online.

Reaver

Plataforma de automação da análise, cobrança e recebimento de dívidas por parte de empresas.

Sales Creator

Gestão de todo o processo que envolve o marketing de influenciadores.

Scanner Bovino

Aplicativo para gestão de rebanhos.

 

Saiba mais como AgroWet está revolucionando o agronegócio clique aqui.

Saiba mais sobre o programa de aceleração de startups FiemgLab: clique aqui.

10 Maneiras de economizar água na irrigação

Economizar água é uma responsabilidade de todos.

Veja como o AgroWet pode ajudar na economia de água. É imprescindível gerir com responsabilidade a água utilizada na irrigação. Brasil 70% da água é consumida na irrigação e segundo o FAO cerca de 35% deste valor é desperdiçado na agricultura. 

Abaixo veremos 10 dicas importantes para economizar água na sua plantação:

1. INSPECIONAR O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Avalie seu sistema e terreno para identificar potenciais problemas e se certificar de que seu sistema de irrigação automático está pronto para a próxima estação. Poucos e simples passos serão um grande caminho para economizar água e evitar multas caras.

 

2. VERIFIQUE SUA CONTA DE ÁGUA

Observe sempre suas contas de água. Se você tiver um pico, pode haver um vazamento. Sistemas de irrigação com vazamento desperdiçam milhões de litros por ano. A ANA estima que um vazamento da espessura de uma moKeda pode provocar um desperdício de 18.300 litros por mês! Acabar com vazamentos pode fazer uma grande diferença no seu consumo e na conta de água.

 

3. AUTOMATIZE SUA IRRIGAÇÃO

Utilizar controladores WiFi como o AgroWet permite economizar até 30% do consumo de e energia. Além de potencializar sua produção com uma gestão remota através do celular.

 

4. ÁGUA PELA MANHÃ

Ligue o sistema de irrigação entre 5h e 10h da manhã – quando o sol está fraco, os ventos são calmos e a temperatura é fria. A irrigação ao meio-dia tende a ser menos eficiente por causa da perda de água devido à evaporação e condições do vento. A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite – um convite ao crescimento de fungos. Fazendo a irrigação pela manhã você dá uma chance para as folhas secarem. Você pode definir todos os horários dos controladores AgroWet para irrigar exatamente quando você quiser.

 

5. CUMPRA AS REGRAS LOCAIS

Consulte a sua concessionária local de água para ver em quais dias e horários você pode irrigar seu terreno com a pressão da rede e ajuste seu controlador Rain Bird.

 

6. NÃO REGUE DURANTE A CHUVA

Não há nada pior que ver um aspersor funcionando na chuva. O controlador AgroWet automaticamente irá desativar seu sistema de irrigação quando chover, então você nunca precisará de preocupar com a irrigação durante as tempestades.

 

7. DIVIDA OS SEUS TEMPOS DE IRRIGAÇÃO EM PEQUENAS PARTES

O maior desperdício de água vem a partir da utilização de muita água de uma vez, já que grande parte do que é liberado de água nunca é absorvida. Ao invés de irrigar durante uma longa e contínua sessão, use seu controlador Rain Bird para dividir o tempo de irrigação em curtos períodos e faça pausas de 15 minutos entre cada sessão. Isso vai permitir que a água molhe e penetre no solo, ao mesmo tempo em que evita a formação de enxurradas.

 

8. TIPO DE IRRIGAÇÃO

Utilize sistemas de irrigação por gotejamento, ele permite uma econômica de quase 60% de água dos outros modelos de irrigação

 

9. REGUE SOMENTE AQUILO QUE CRESCE

Certifique-se de que seus aspersores estão ajustados apropriadamente para evitar que molhem as calçadas e ruas.

 

10. AUMENTE A EFICIÊNCIA NOS JARDINS

Quando se trata de molhar árvores individuais, canteiros, vasos ou outros recipientes de áreas plantadas, você pode aplicar a água diretamente nas raízes com irrigação de baixo volume por gotejamento. Isso irá reduzir o desperdício de água por evaporação ou escoamento.

 

 

Irrigação por Gotejamento ou por Aspersor?

 

Gotejamento ou Aspersor? Qual o melhor sistema para manter seu jardim sempre verde, saudável e bonito sem gastar muito ou desperdiçar água? Neste post veremos como podemos definir o melhor sistema de irrigação para a sua área!

Saber escolher a melhor forma para distribuir a água sobre o solo é fundamental para que tudo dê certo. Gotejamento ou Aspersor são os mais utilizados para jardinagem ou pequenas plantações.

Vale lembrar que é sempre bom ter a ajuda de um profissional especializado, para que ele possa pontuar as necessidades específicas do seu terreno.

Veja a seguir algumas importantes explicações da irrigação e comece a entender sua importância.

Quais são as vantagens da irrigação por aspersor?

irrigação por aspersores, é a mais utilizada atualmente nos mais diversos jardins. É importante destacar que neste formato a água é  aplicada de cima para baixo, caindo em formato de chuva sobre as plantas.

Esse tipo de irrigação é interessante pois poderá ser programado em diferentes níveis de precipitação, logo é possível utilizar em culturas ou jardins diferentes.

Entre as vantagens da irrigação por aspersor, é importante ressaltar que este é um dos mais simples meios de adequar diferentes áreas e formatos, pois o método atinge plantas de portes pequenos e grandes.

O custo da implantação de aspersores também é um importante peso na hora da escolha final. Além dos modelos não serem aparentes, algo que diminuiria a beleza e a harmonia da paisagem criada no jardim, a implantação do sistema é bem menos custosa.

Quais são as vantagens da irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento ocorre quando a água é aplicada diretamente na raiz de cada uma das plantas do jardim por meio de gotas. Os gotejadores, por sua vez, podem ser tanto superficiais quanto enterrados em meio à paisagem.

Sua utilização é essencialmente direcionada à otimização do gasto de água. A partir da irrigação por gotejamento é mais fácil controlar toda a eficiência deste uso, reduzindo-se drasticamente a taxa de desperdício de água.

Também é o modelo indicado para territórios mais estreitos, compridos e com plantas densas.

Entre as vantagens do modelo de gotejamento destacam-se a praticidade de adequar o sistema a diferentes tipos de territórios. Também é um meio eficiente para quem precisa barrar o vandalismo, comum nas paisagens públicas como parques e praças, por exemplo.

O custo da irrigação por gotejamento, entretanto, deixa a desejar. O modelo é um pouco custoso, inviabilizando sua aplicação em muitos projetos.